Por que o Branding é importante para a sua empresa

  14/05/2024

Branding Marketing

Branding é mais do que apenas um logotipo ou identidade visual; é uma estratégia abrangente de gestão de marca que tem por objetivo tornar uma marca reconhecida, valorizada e desejada pelo público. Para fazer um Branding, antes de tudo, é preciso conhecer bem o negócio, para definir qual imagem quer passar, quais valores do produto são os diferenciais para, então, seguir para etapa das estratégias de comunicação, que incluem a identidade visual.

Branding é um termo em inglês, utilizado frequentemente no ramo do marketing, que se refere às estratégias de gestão de uma marca para torná-la mais conhecida, agregando valor e tornando-a cada vez mais desejada. Envolve conhecer bem o negócio, definir a imagem que quer passar e destacar os valores do produto ou serviço. Além disso, o Branding vai além da identidade visual, englobando também a comunicação e a conexão emocional com os consumidores.

Identidade visual: mais do que cores e fontes

A identidade visual é importante para o Branding, pois comunica a ideia, os valores, os propósitos e a missão da empresa. Inclui elementos como nome, slogan, cores, tipografia, embalagens, site, redes sociais, cartões de visita e outras peças de divulgação. Uma identidade visual bem elaborada torna a marca imediatamente reconhecível. Quem não se lembra de McDonald’s ao ver as cores vermelha e amarela combinadas?

É isso que acontece quando a identidade visual é bem construída: a imagem da empresa vem imediatamente à cabeça. Pense em um fundo vermelho com um texto em branco. Certamente, você se lembrou da Coca-Cola. A associação também se repete com ícone, por exemplo, pense em uma maçã mordida, a associação com a marca Apple pode ser instantânea.

Por isso, é possível afirmar que uma marca não é apenas constituída de símbolos ou logotipos, mas também de percepções, sentimentos e emoções. Para construir esses sentimentos, cada item é pensado e elaborado com cuidado pelos profissionais de marketing e design, desde a escolha das fontes até mesmo das cores. Tudo isso envolve o conhecimento até mesmo em psicologia, para maximizar a retenção da marca.

As cores fazem a diferença em uma marca

Um produto tem um vigésimo de segundo para deter a atenção do cliente em uma prateleira ou display. As pessoas não podem processar todos os objetos dentro da visão de uma só vez. Portanto, a cor pode ser utilizada como uma ferramenta para enfatizar ou tirar atenção de determinada área.

Dados mostram que 92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual (cor, design, forma) é o principal fator de influência que afeta a decisão de compra (sobre gosto, cheiro ou outros sentidos). As cores influenciam a forma como os clientes veem a personalidade da marca em questão.

Azul

O Azul cria confiança, paz, ordem e lealdade, por isso é uma das cores mais usadas. Marcas como Facebook e outras grandes empresas de mídia social usam o azul como sua cor de marca. Muitas empresas financeiras também usam a cor azul, com o intuito de destacar a estabilidade financeira.

Amarelo

O Amarelo é a cor do sol, evoca otimismo, clareza e calor. Marcas que querem colocar um sorriso nos rostos dos consumidores chamam o poder do amarelo.

Verde

A conexão de cor mais intuitiva é o verde, pois é a cor do meio ambiente, ecologia e natureza. Muitas marcas cujos produtos lidam com o meio ambiente utilizam o verde.

Laranja

O laranja sugere urgência, ação, excitação e competição, o que torna as mensagens perceptíveis e acionáveis. Também pode ser usado como uma cor divertida.

Vermelho

O vermelho é uma cor poderosa, não é à toa que a maior parte das marcas optam por essa cor. Ela é apaixonada, calorosa, excitante, sexy e urgente. De fato, é a cor do sangue, dos sinais de parar e das rosas clássicas.

Preto, lilás e roxo

Quanto mais escuro o tom, mais luxuoso ele é, segundo a psicologia das cores. Preto, lilás e roxo evocam elegância, sofisticação e poder.

Rebranding também é necessário de tempos em tempos

Até agora, falamos sobre a marca (brand, em inglês), que é basicamente a logomarca de uma empresa. Mas e o Branding, o que ele significa? Ele define o processo de gestão das estratégias que incluem a logomarca e a identidade visual, mas não se resumem apenas a isso.

O Branding é responsável por planejar e desenvolver os conceitos que definem a identidade da empresa, seu posicionamento no mercado, sua visão de mundo e a maneira como deseja se comunicar com os clientes. Em outras palavras, o Branding resume os princípios fundamentais da marca e a essência que sustenta suas representações visuais. Tudo isso não é imutável, uma marca pode e deve se adaptar aos novos tempos e novos públicos.

Recentemente, um caso de Rebranding (reposicionamento de marca) chamou a atenção nas redes sociais: a mudança de cores e formato da marca Itaú. Para que isso acontecesse, foram anos de pesquisa e testes, sempre com objetivo de melhorar os resultados financeiros da empresa.

Por exemplo, a empresa Natura, promoveu um Rebranding no início dos anos 2000, depois de ouvir consultores e clientes. A pesquisa mostrou que os clientes achavam a marca tradicional e estagnada. Esse foi o início do reposicionamento, com a mudança das embalagens, das cores e até mesmo do propósito, com o uso de materiais recicláveis e biodegradáveis. Essa reformulação conseguiu atingir os consumidores e a empresa viu suas vendas aumentarem em 15,4% em relação ao ano anterior.

Como trabalhar o Branding no seu negócio?

O posicionamento, quando feito corretamente, não é apenas sobre criar ou mudar uma imagem, mas sobre evoluir e adaptar-se ao mercado e às mudanças, mantendo a essência da sua empresa. É preciso visão, coragem e, acima de tudo, uma compreensão profunda do que o público-alvo deseja e espera.

Para começar a pensar na sua empresa como uma marca, o primeiro passo é entender o seu negócio, seus valores, missão e visão. Conheça seu público-alvo e suas necessidades, desejos e comportamentos. Determine como você quer que sua marca seja percebida em relação aos concorrentes. Identifique seu diferencial competitivo e destaque-o em suas comunicações.

Somente depois dessas análises, será possível avançar para uma segunda etapa, que inclui a identidade visual, comunicação, consistência e adaptação. Quer começar o Branding ou pensar no Rebranding da sua empresa? A A21 Comunicação pode ajudar a sua empresa a crescer!

Fontes: