Portfólio  

O QUE JÁ FIZEMOS

Com soluções completas, construímos parcerias fortes e duradouras com nossos clientes, garantindo resultados consistentes ao longo do tempo, superando as expectativas e impulsionando o sucesso de vendas e de fixação de marca.

Silmar Equipamentos e Ferramentas

Indústria Automotiva

Desenvolvemos campanhas e ampliamos a presença da marca na internet, com o objetivo de aumentar as vendas pelo site oficial da marca. Em menos de 24h, vendemos todas as unidades de todos os produtos selecionados para a campanha de oferta. O trabalho consistente permitiu que a empresa dobrasse o faturamento.

Silmar Equipamentos e Ferramentas

Indústria Automotiva

Serviços Contratados

Social Media — Gestão de canais | Identidade visual | Vídeos | Calendário editorial | Gestão de tráfego | Monitoramento | Comunicação estratégica | E-mail marketing | Blog | Comunicação interna | Campanhas | Anúncios

Cenário

Silmar Equipamentos e Ferramentas é uma empresa com mercado consolidado no Brasil e na América Latina. Mas, tendo em vista o setor em que eles atuam, havia ainda uma barreira envolvendo o crescimento digital da empresa e mais adesão a estratégias de marketing offline. O trabalho inicial da A21 envolvia a elaboração de uma estratégia de crescimento das redes sociais da empresa e um plano para incrementar as vendas originadas no e-commerce.

Desafios

O principal desafio estava no coração do projeto, ou seja, conversar com um público que não está acostumado a fazer compras online e apresentar as vantagens deste tipo de transação (comodidade, praticidade, mais facilidade de comparação de preços e conveniência). Mas, ao longo do trabalho, notamos que havia outro desafio proposto: aumentar o ticket de vendas internas, fortalecendo a marca, a partir da mesma campanha criada para o e-commerce. Para isso, aumentamos a frequência de exibição dos anúncios e enviamos mais tráfego para o website da empresa – o que gerou não apenas mais vendas, mas também conhecimento sobre as opções oferecidas pela Silmar Equipamentos e Ferramentas.

Resultados

Atuamos em várias frentes e os resultados mostraram a eficiência de um planejamento com iniciativas que se complementam: conteúdo customizado para o blog, réguas de e-mail marketing, campanhas para Google Ads e Facebook Ads foram nossa receita para a inesquecível Primeira Black Friday da marca. Em menos de 24h, vendemos todas as unidades de todos os produtos selecionados para a campanha de oferta. O trabalho consistente permitiu que a empresa dobrasse o faturamento.

Aprendizados

Projetos de comunicação para audiências mais técnicas são, naturalmente, mais desafiadores. O primeiro passo para superar essas dificuldades é alinhar junto ao cliente quais são as recomendações da agência para atingir os resultados esperados. Estabelecer uma dinâmica de comunicação transparente, em que todas as pessoas com poder de decisão possam contribuir, é outra lição fundamental para tornar os projetos mais ágeis.

Construtora Rodrigues Penteado

Engenharia & Incorporadora

Fomos responsáveis por todo o planejamento de marketing de um novo empreendimento imobiliário na cidade de Rio Claro (SP). A campanha envolveu comunicação online e offline, resultando em um sucesso de vendas, com todas as unidades comercializadas.

Construtora Rodrigues Penteado

Engenharia & Incorporadora

Serviços Contratados

Social Media — Gestão de canais | Identidade visual | Vídeos | Calendário editorial | Gestão de tráfego | Monitoramento | Comunicação estratégica | E-mail marketing | Blog | Comunicação interna | Campanhas | Anúncios

Cenário

A Construtora Rodrigues Penteado já era uma empresa conceituada na engenharia de prédios públicos na cidade de Rio Claro (SP) e precisava de uma assessoria de comunicação para fazer o lançamento do seu primeiro empreendimento imobiliário residencial, o Residencial San Benedicto. O briefing inicial apontava a necessidade de criação de um nome, logo e campanha de lançamento, mas sem muito detalhamento. Após uma análise de mercado em tempo recorde, a agência entendeu que as ações necessárias extrapolaram o escopo previsto pelo cliente. Haveria necessidade de desenvolver um website para a construtora (http://rodriguespenteado.com.br/) para dar mais segurança aos eventuais compradores. Também identificamos a necessidade de produzir uma campanha offline e materiais impressos que traduzissem o conceito do empreendimento: morar bem, unindo conforto e privacidade.

Desafios

Sem dúvida, o prazo enxuto foi o nosso maior desafio inicial. Mas vieram outros na sequência: o budget disponível precisou ser usado com máxima eficiência para cobrir os custos da campanha offline e, quando tudo estava pronto, teve início a pandemia. Toda a estratégia de lançamento precisou ser refeita após as autoridades de saúde autorizarem a retomada das atividades comerciais.

Resultados

Uma surpresa das mais positivas recompensou todo o esforço: o pré-lançamento foi amplamente divulgado nos jornais locais, houve comunicação via outdoors e, nas redes sociais, um formulário de captação de leads interessados em parceria com os corretores parceiros gerou muito interesse. O folder catálogo para vendas e os flyers para panfletagem deram suporte estratégico aos vendedores e todas as unidades foram vendidas.

Aprendizados

Menos reuniões e mais trabalho foi nosso maior aprendizado neste projeto. Especialmente nos casos em que os prazos colocam em risco o sucesso da estratégia de comunicação, é importante otimizar o tempo e reunir todos os interessados a cada etapa de decisão. O consenso obtido nos encontros reduz a necessidade de refazer as peças e dá mais tempo de trabalho para os profissionais diretamente envolvidos com as vendas.

Ibrac Aditivos e Condimentos

Indústria Alimentícia

Fomos responsáveis por criar e estabelecer um planejamento de comunicação integrada para uma empresa internacional com 50 anos de história. Todo o planejamento envolveu pesquisa e ações, principalmente, para a consolidação da empresa nas redes sociais, com destaque para o Linkedin.

Ibrac Aditivos e Condimentos

Indústria Alimentícia

Serviços Contratados

Gestão de canais | Identidade visual | Vídeos | Calendário editorial | Gestão de tráfego | Monitoramento | Eventos | Filmagem de eventos | Assessoria de imprensa | Seeding | Media training | Identidade visual | Impressos | Websites | E-mail marketing | Newsletter | Blog | Comunicação interna | Campanhas | Anúncios

Cenário

A empresa, com mais de 50 anos no mercado e sólida reputação entre os clientes, nunca havia contratado uma assessoria de comunicação para suporte integral (conhecida como agência 360, na linguagem de marketing) e costumava acionar fornecedores para situações pontuais e esporádicas. Havia necessidade de padronizar a forma como o portfólio estava apresentado no website da empresa e, a partir disso, seguir o mesmo método para o lançamento de outros produtos. Outra demanda latente envolvia a criação de conteúdo em texto e imagem para as redes sociais. Faltava, no entanto, o conhecimento das possibilidades oferecidas por um planejamento de comunicação mais profundo e duradouro.

Desafios

A partir das entregas pontuais, o cliente entendeu que o impacto de ações de comunicação integradas trazem resultados mais sólidos. No entanto, foi um desafio transformar a mentalidade dos gestores sobre a importância de substituir os projetos avulsos por um planejamento mais abrangente. Convencer o cliente sobre o poder de um planejamento estratégico foi, sem dúvida, o grande desafio desta conta.

Resultados

Os primeiros resultados começaram a aparecer após quatro meses de trabalho. Todos os produtos, e respectivas funções, haviam sido mapeados e descritos seguindo a mesma fórmula. A presença internacional da empresa agora também se reflete no ambiente digital, com derivações dos conteúdos em inglês e espanhol. Produções de vídeos, material visual para comunicação corporativa, gestão de redes sociais, apostilas de receitas, apresentações e fotos são alguns dos serviços recorrentes que apresentamos. As ações de comunicação sazonais seguem ocorrendo de forma paralela e, agora, contam com muito mais alcance, culminando no crescimento de suas redes sociais, por exemplo.

Aprendizados

Escutar o cliente com atenção permite entregas mais certeiras, mas não somente porque a entrega reflete a expectativa. A curiosidade e a disposição em entender as necessidades do cliente, neste caso, traduziram-se em oportunidades de comunicação permanentes e numa transformação completa na forma como a empresa passou a se relacionar com a mídia, com novos mercados e mesmo com os próprios colaboradores.

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