Tendências de Marketing para 2025
16/12/2024
Marketing Tendências
Com 2025 se aproximando, o mercado de marketing se encontra em um momento decisivo, moldado por mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. Segundo o relatório Marketing Trends 2025, da Kantar, tendências como inteligência artificial generativa, sustentabilidade, inclusão e evolução das redes sociais estão no centro das transformações.
O relatório é elaborado com base na opinião dos especialistas da Kantar, bem como nos diversos estudos, relatórios e pesquisas elaborados pela empresa ao longo do ano. Várias tendências emergentes prometem transformar o cenário do marketing digital, desde as automações até o SEO e a UX.
Inteligência artificial generativa e o papel da segurança
A IA generativa, ou GenAI, está rapidamente se tornando uma ferramenta central no marketing. No entanto, questões relacionadas à transparência e à procedência dos dados treinados trazem desafios. Em 2025, a exigência por práticas éticas e confiáveis será maior, especialmente com 31% dos brasileiros expressando desconforto com anúncios gerados por IA.
Além disso, outro segmento que vem crescendo é o uso de chatbots para personalizar o atendimento. Com o desenvolvimento de chatbots, a interação entre empresa e cliente pode ser ainda mais rápida, personalizada e eficiente. Utilizando-se de tecnologias de processamento de linguagem natural e inteligência artificial, os chatbots podem ser programados para responder às perguntas e demandas dos clientes em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como se preparar?
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Invista em equipes capacitadas em IA.
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Garanta que os modelos utilizados sejam treinados com dados seguros e relevantes.
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Adote práticas transparentes para ganhar a confiança dos consumidores.
Sustentabilidade no centro das estratégias
Com 87% dos brasileiros desejando estilos de vida mais sustentáveis, as marcas que investem em práticas ecológicas ganham relevância. Além disso, novas legislações globais de sustentabilidade devem acelerar mudanças nesse sentido.
Como se destacar?
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Integre a sustentabilidade à identidade da marca.
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Mostre, de forma autêntica, como seus produtos e processos reduzem impactos ambientais.
Inclusão como vantagem competitiva
A inclusão se tornará uma exigência fundamental. No Brasil, a negligência de grupos como LGBTQ+, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas negras e pardas pode levar a perdas financeiras significativas, estimadas em R$ 1,9 trilhões de potencial de consumo. Além das minorias, é preciso também pensar em maiorias que não se sentem representadas, como é o caso dos evangélicos.
A pesquisa inédita “O Brasil Evangélico”, feita pela Data-Makers, sob a encomenda da recém-criada empresa de design de soluções Dolores, aponta que as marcas ainda têm dificuldade de conexão com os consumidores evangélicos. Atualmente, evangélicos correspondem a 35% da população brasileira.
Passos importantes:
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Desenvolva campanhas que dialoguem com diferentes públicos.
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Promova a diversidade dentro das equipes de marketing para garantir uma abordagem autêntica e representativa.
Redes sociais: o desafio de reter a atenção
Com apenas um terço dos usuários afirmando que anúncios em redes sociais capturam sua atenção, a inovação será essencial. As marcas precisarão focar em qualidade e consistência no engajamento para se destacarem.
Estratégias:
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Priorize conteúdos criativos e interativos.
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Use dados analíticos para entender o que realmente atrai seu público.
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Explore novos formatos, como transmissões ao vivo, que continuam ganhando força.
Transmissões ao vivo e comércio social
O Social Selling, prática de venda direta em redes sociais, continua a evoluir, expandindo-se de interações individuais para estratégias em massa. Hoje, marcas utilizam canais como Instagram e WhatsApp para criar conteúdos que incentivam conversas privadas, aumentando as chances de conversão. Ferramentas como catálogos de produtos, chatbots e live commerce fortalecem essa abordagem, que já é o terceiro canal de vendas mais efetivo. A interação direta entre empresas e consumidores torna a experiência de compra mais personalizada e eficiente, consolidando o Social Selling como uma tendência forte para 2025.
Além disso, as transmissões ao vivo são tendência global, principalmente na China, onde espera-se que representem 20% do varejo total até 2026. No Brasil, há um grande potencial de crescimento nesse formato, especialmente em setores de bens de consumo rápido.
Como explorar o formato?
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Use lives para engajar o público e aumentar vendas.
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Crie experiências dinâmicas e interativas para atrair diferentes perfis de consumidores.
Enfrentando o declínio populacional
Com o crescimento populacional em desaceleração globalmente, conquistar maior participação de mercado será um desafio estratégico. Isso exige marcas com um bom branding, que são lembradas facilmente, e um esforço para captar a atenção de públicos diversificados. Em outras palavras: num futuro com menos pessoas, menos compradores, o grande desafio será conquistar uma maior participação de mercado.
Para garantir presença de mercado, a inovação será essencial não somente dentro do seu nicho de atuação, mas fora dele. Um exemplo é a marca Fini, que percebeu que seu apelo ia além dos doces. A companhia tinha potencial de levar suas cores vibrantes, texturas e sabores para categorias novas, o que resultou em colaborações de produtos como protetores labiais e calçados.
Dicas para se adaptar:
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Invista em estratégias de brand awareness, ou seja, para aumentar a consciência de marca, tornar sua empresa conhecida.
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Identifique nichos subexplorados e novas oportunidades de mercado.
Comunidades de criadores e parcerias
Criadores de conteúdo ainda são necessários para o fortalecimento de marcas. Alinhados com estratégias consistentes, eles podem influenciar diretamente as percepções e o comportamento do consumidor. Isso serve também para uma atuação em comunidades de criadores, seja sobre esportes, seja sobre beleza ou outro assunto, esses grupos têm muito poder para predispor mais pessoas a uma marca. Isso significa que os criadores podem atuar como ponte para estabelecer confiança com os consumidores.
Aposte em:
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Colaborações genuínas com criadores que compartilhem os valores da sua marca.
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Amplificação de campanhas em múltiplos canais, reforçando a mensagem principal.
Por que planejar agora para 2025?
O marketing em 2025 será definido por inovação, personalização e responsabilidade. Profissionais e marcas que se anteciparem às mudanças e incorporarem essas tendências ao seu planejamento estratégico estarão mais bem posicionados para prosperar.
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Fontes: